Mercado

Produção de açúcar diminui ritmo no Brasil

A produção de açúcar na segunda quinzena de agosto foi de 1,849 milhão de toneladas, 22,56% inferior à da mesma quinzena na safra anterior, ficando o acumulado desde o início da safra em 17,234 milhões de toneladas, 16,33% superior ao acumulado da safra do ano passado. Até o final de agosto, 43,46% da cana de açúcar processada nesta safra foi direcionada para a produção de açúcar, ficando 56,54% da cana para a produção de etanol. A produção acumulada do biocombustível até o final de agosto atingiu 3,28 bilhões de etanol anidro e 10,487 bilhões de etanol hidratado. As informações são da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica).

De acordo com a entidade, apesar do incentivo à produção de açúcar devido aos preços internacionais do produto, a destinação da matéria prima para essa finalidade na segunda quinzena de agosto foi reduzida em mais de dois pontos percentuais na comparação co! m a primeira quinzena, quando o percentual de cana direcionado para açúcar foi 46,66% da cana colhida, contra 44,26% na segunda quinzena.

A ocorrência já verificada de chuvas na primeira quinzena de setembro volta a sinalizar um comprometimento tanto do ritmo da moagem de cana no Centro-Sul quanto da quantidade de produtos obtidos por tonelada de cana. Segundo a Unica, diferentemente das dez últimas safras, a atual colheita está registrando os piores resultados na obtenção de produtos por tonelada durante os meses que, tipicamente, são os principais meses para concentração do teor de sacarose: julho, agosto e setembro.

Das 23 unidades com início de moagem previsto ao longo na safra 2009/10, 18 unidades deverão estar em moagem até o final de setembro.

O volume das exportações entre abril a agosto atingiu 10,11 milhões de toneladas, 24,08% acima do mesmo período no ano passado. O açúcar branco representou 27% do total exportado, e o açúcar bruto, 73%. Apesar d! o crescimento no volume das exportações, os volumes embarcados não guardam relação com os preços atuais da commodity no mercado internacional. Dados da Secretaria do Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, indicam preços médios de venda do açúcar brasileiro no período de abril a agosto em torno de US$ 14,57 centavos por libra peso, 15,3% acima dos preços de exportação registrados no mesmo período na safra anterior.

Banner Revistas Mobile