Mercado

Principal produtora de açúcar da UE entra no mercado sérvio

A Nordzucker AG, uma das maiores produtoras de açúcar da União Européia (UE), recebeu sinal verde para entrar no mercado de açúcar sérvio como parte de uma joint venture com o líder do mercado sérvio no setor, informou hoje a companhia.

O organismo da Sérvia que regula a concorrência (Serbian Competition Authority) e a Agência de Privatização da Sérvia aprovaram a joint venture da Nordzucker com o MK Commerce-Group.

A troca final de ações ocorreu em 22 de junho, informou a companhia. As usinas de açúcar operadas pelo grupo MKC processam de 4.000 a 6.000 t de açúcar de beterraba/dia, com a produção anual de 180.000 t de açúcar no ano passado, disse a Nordzucker.

A Nordzucker agora tem 51% da nova subsidiária sérvia Sunoko, a maioria das ações em quatro usinas do MKC. A Nordzucker vai cuidar do lado operacional do negócio. “O investimento na Sérvia é o nosso primeiro passo fora da UE”, disse o presidente da Nordzucker, Ulrich Noehle.

A Sunoko vai investir em torno de 4,8 milhões de euros (US$ 6,4 milhões) neste ano para otimizar o consumo de energia e melhorar sua qualidade. A Sérvia exporta 180.000 t de açúcar para os EUA como parte da cota balcânica dos EUA. A Nordzucker tem 12 refinarias na Alemanha, Polônia, Hungria e Eslováquia e produz 1,8 milhão de t de açúcar por ano. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile