Mercado

Prévia do IPC/Fipe mostra alta de 0,16%

O resultado da segunda prévia de abril do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), pode ser o começo de um processo de aumento de preços na capital paulista. A avaliação é do coordenador da pesquisa da Fipe, Márcio Nakane. “Estamos começando a ver um processo de elevação de preços”, disse Nakane.

O IPC apresentou alta de 0,16% nesta semana, ante 0,12% na semana anterior. “E, tirando os grupos alimentação, que caiu, e educação, que ficou estável, todos os demais grupos aumentaram da primeira para a segunda semana, com alguns dos grupos com aumentos bem importantes, como vestuário”, afirmou o pesquisador.

Vestuário pressiona

O grupo vestuário subiu 0,47%, a maior alta registrada dentre as sete categorias pesquisadas pela Fipe. Na semana anterior, o grupo registrara deflação de 0,14%. Segundo Nakane, a elevação de preços ocorreu por causa da chegada das linhas de vestuário para outono e inverno.

O pesquisador também destacou altas expressivas em alguns subitens de outros grupos. “O campeão de fato entre os itens foi a batata, que veio extremamente elevada, 15,8% nesta semana”. Outro subitem destacado pelo economista foi o álcool combustível, que apresentou elevação de 5,7%.

Banner Revistas Mobile