Mercado

Preços do álcool acumulam queda de 20% em doze meses

Os preços do álcool anidro e hidratado mantêm-se firmes no mercado interno no momento, mas registra forte desvalorização sobre igual período do ano passado. O litro do anidro está cotado a R$ 0,4849, recuo de 22% sobre agosto do ano passado. O hidratado, usado como combustível, está cotado a R$ 0,41145 o litro, queda de 20,7% sobre o mesmo período de 2001, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

As negociações no mercado interno estão praticamente paradas, com poucos negócios realizados. Desde o início da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, as distribuidoras estão comprando da “mão para boca” em razão da maior oferta, segundo analistas.

Para as usinas sucroalcooleiras, o açúcar está mais remunerador que o álcool no momento. O açúcar pagou 38% a mais que o álcool anidro e 58% mais que o hidratado na última semana, de acordo com o Cepea. Entre os dois tipos de álcool, o anidro está pagando 7% mais que o o hidratado.

A expectativa do setor é de que a situação se reverta com a maior abertura do mercado para o álcool no exterior. O governo brasileiro tem negociado acordos com países interessados em produzir álcool, como Japão, por exemplo. As usinas também se uniram para exportar álcool. A negociação vai ser encabeçada pela Coimex, que será responsável pela venda de 1 bilhão de litros.

Banner Revistas Mobile