Mercado

Preço do algodão fecha em alta de 3,2%

Problemas climáticos nas regiões produtoras elevam cotação. O mercado de algodão fechou em alta ontem na Bolsa de Nova York. Os contratos da commodity com vencimento em outubro valorizaram 3,16% e encerraram o pregão a 53,90 centavos de dólar por libra-peso. Apesar da alta, os preços ainda estão muito abaixo da média histórica.

Segundo o analista da Safras & Mercado, Miguel Biegai, o mercado abriu em alta, reflexo de um dia de compras de fundos nos contratos futuros das commodities em geral. “O mercado de algodão recebeu também suporte do clima nos Estados Unidos, sem previsão de chuvas no Texas, e a Índia está no período de monções. Esses países são respectivamente o segundo e o terceiro maiores produtores de algodão do mundo”, explica.

Além disso, a China, maior produtor mundial da pluma, sofreu com tempestades de areia que destruíram as lavouras. A redução da safra pode ajudar na recuperação dos preços do algodão.

Açúcar

Os contratos de açúcar para outubro fecharam em alta de 1,69%, cotados a 16,88 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York. Segundo o analista da Fimat Futures, Alexandre Oliveira, o pregão foi influenciado pela menor expectativa do mercado em relação ao aumento dos juros nos Estados Unidos. O interesse pelas aplicações em renda fixa caiu, o que estancou o movimento de liquidação da maioria das commodities agrícolas.

A procura por açúcar no mercado físico, com aumento do interesse do Egito e Paquistão pelo produto, também deu suporte aos preços. O mercado de energia mostrou-se mais fortalecido, o que provocou aumento do interesse por álcool e estimulou a alta no preço do açúcar.

Banner Revistas Mobile