Mercado

PR deixou de colher cerca de 3 milhões de toneladas de cana

img10087

O ciclo 2013/14 do estado do Paraná possui no momento cerca de 3 milhões de toneladas de cana “em pé”. A informação é de José Adriano Dias, superintendente da Alcopar. Os números contabilizados até dia 16 de janeiro apontam para a produção de 42 milhões de toneladas processadas, 3 milhões de toneladas de açúcar e 1,48 bilhão de litros de etanol.

Segundo ele, a safra passada, apresentou estiagem, chuvas no início da colheita e ainda nos meses de julho e agosto, geadas. “Até a renovação foi comprometida porque muitos perderam suas mudas de cana com a geada. Primeiro postergaram a colheita por causa de falta de crescimento vegetativo, depois começou a chover e em seguida as geadas. O aproveitamento de tempo de colheita foi muito abaixo do esperado e agora três unidades seguem em safra e não irão parar”, diz.

As três usinas que ainda continuam em safra são as duas unidades da Sabarálcool e a Dail – Ibaiti. “Essas optaram por fazer a manutenção durante a moagem e deverão emendar as safras”, lembra Dias.

Banner Revistas Mobile