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Portos brasileiros funcionam no meio do caos

Porto 24 Horas que trabalha apenas no horário comercial. Porto sem papel que não consegue eliminar a papelada. Filas de navios que querem carregar. Filas quilométricas de caminhões que querem descarregar.

“A logística está no acostamento das estradas. Chegamos a esse absurdo”, diz o engenheiro Paulo Resende, professor da Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte.

O sistema portuário nacional, 135º num ranking de 144 países elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, movimentou 904 milhões de toneladas de carga em 2012.

Mas a supersafra de grãos do Brasil em 2013 revelou neste ano como os 34 portos brasileiros estão no limite e possuem infraestrutura precária e estrutura de fiscalização considerada burocrática e obsoleta por especialistas.

A Medida Provisória dos Portos, aprovada no Congresso na semana retrasada, é considerada um marco

modernizante, mas deixou intocada a burocracia. Para mudar esse cenário, o governo aguarda investimentos de R$ 54 bilhões nos portos nos próximos anos.

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