Usinas

Porto de Santos prevê volume recorde em 2017 com açúcar e soja

Porto de Santos: principal ponto de embarque do açúcar para o exterior
Porto de Santos: principal ponto de embarque do açúcar para o exterior

O porto de Santos, o maior da América Latina, deverá movimentar um recorde de 120,6 milhões de toneladas de cargas em 2017, com a ajuda de um aumento das exportações de grãos e de açúcar, estimou ontem (3) a autoridade portuária (Codesp).

Se confirmado, o volume representará um aumento de 6,3% ante 2016 e a quebra do recorde anterior de 119,9 milhões de toneladas, registrado em 2015.

A Codesp projetou um aumento de 8,2% das exportações, atingindo 89 milhões de toneladas, e de 1,3% para as importações, a 31,6 milhões de toneladas.

“Isso deve ocorrer, principalmente, por conta da previsão de uma nova marca histórica para a safra brasileira de grãos e um forte desempenho do açúcar”, disse a entidade, em nota.

O porto prevê uma maior capacidade operacional para a movimentação dessas cargas em Santos, com a entrada em operação dos novos berços do terminal Tiplam e a viabilização de investimentos por outros terminais portuários.

O Tiplam é um terminal operado pela VLI, que atualmente descarrega enxofre, rocha fosfática, fertilizantes e amônia, mas está em fase final de obras para o escoamento de grãos como soja e milho, além de açúcar.

A Codesp destacou que a região Centro-Oeste é a origem de aproximadamente 70% da soja e 94% do milho escoados através de Santos. Citando previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a autoridade portuária disse que a expectativa para a safra de grãos da região é de aumento de aproximadamente 21% na nova temporada 2016/17, que começará a ser embarcada nos próximos meses.

Diante desse cenário, a previsão é de que o porto de Santos escoe 20,14 milhões de toneladas de produtos do complexo soja, alta de 6,5% ante 2016.

Desse total, cerca de 15,64 milhões de toneladas serão de soja em grãos, alta de 8,3%.

Santos é o maior porto do mundo na movimentação de açúcar e os embarques do produto a granel (excluindo os embarques em contêineres) deverão crescer 7,6% em relação a 2016, atingindo 20,32 milhões de toneladas.

Quando incluída a movimentação de açúcar em contêineres, o volume total deverá alcançar 22,114 milhões de toneladas, 7,1% acima do previsto para 2016.

As informações são da Reuters.

Banner Revistas Mobile