Mercado

Porto de Santos bate recorde com exportações e cabotagem

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos atingiu em janeiro último um total de 4.736.872 toneladas, registrando a melhor marca para o mês e superando em 31,09% o total verificado em janeiro do ano passado. Mantendo a tendência de crescimento, os embarques pelo complexo santista lideraram o bom desempenho com crescimento de 40,40% em relação a 2003, enquanto as importações acusaram incremento de 18,18%.

No acumulado dos últimos 12 meses (de fevereiro/03 a janeiro/04), o total chegou a 61,2 milhões de toneladas, apresentando aumento de 13,97% em relação a igual período anterior, superando, inclusive, a movimentação geral de 2003, quando o Porto atingiu pela primeira vez em sua história o patamar das 60 milhões de toneladas.

No primeiro mês deste ano, dentre os produtos de maior volume movimentados, as maiores altas foram verificadas nos embarques do chamado complexo soja (grão e farelo). Nas importações, as descargas de adubo foram as que registraram o maior crescimento, seguidas pelo enxofre.

Vale destacar na movimentação de janeiro, o excelente desempenho do complexo soja, ultrapassando com larga margem os embarques de açúcar. Foram mais de 500 mil toneladas escoadas no mês, enquanto o açúcar registrou cerca de 385,5 mil toneladas.

Outro destaque foram as operações com contêineres que, confirmando as expectativas de crescimento para 2004, já iniciaram o ano registrando um aumento de quase 40% (em Teu’s), consolidando a condição de liderança de Santos como principal complexo para contêineres na América do Sul.

Janeiro apontou ainda uma nova tendência, despontando como o mês de maior incidência de navios de cabotagem no Porto Organizado nos últimos nove anos. Mesmo com a participação de 23 atracações de navios de passageiros em cruzeiro, a marca de 78 embarcações no mês alavancou a participação da cabotagem na movimentação geral. No total do Porto, a cabotagem registrou incremento de 81,67% em relação a janeiro de 2003. Exclusivamente na movimentação de contêineres, apesar da elevação em Teu’s ter atingido 31,84%, em tonelagem, o crescimento foi de 97,43% , dimensionando o significativo aumento. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CODESP)

Banner Revistas Mobile