Gestão Administrativa

Ponto de riscos de inflamáveis e explosivos na indústria devem ser monitorados 24 h/dia

Ponto de riscos de inflamáveis e explosivos na indústria devem ser monitorados 24 h/dia

2004-06-29 Açucar EsteiraPontos de riscos de inflamáveis e explosivos tanto na fabricação de açúcar como de etanol precisam ser monitorados 24 horas por dia, segundo especialistas da área de Segurança. “Para se evitar acidentes, as usinas precisam identificar os setores com maiores riscos de explosões ou inflamáveis. Na fábrica de açúcar há alguns locais que podem oferecer maiores riscos de explosão, como por exemplo, a esteira de borracha que transporta açúcar. Devido o acumulo de pó em alta concentração e algum tipo de atrito nas máquinas pode explodir”, diz Mário Márcio, presidente do Grupo de Saúde Ocupacional da Agroindústria Sucroenergética.

Segundo o especialista, é preciso ter motores intrinsicamente seguros ou contra explosões nesses locais e realizar com cuidado o levantamento de Áreas Classificadas, que determina o grau de riscos de acidentes nesses setores.
Ele também aponta o setor de descarregamento de açúcar a granel e carregamento de etanol, como locais que devem estar bem monitorados contra riscos. “No descarregamento de açúcar a granel dentro do barracão, a máquina que transporta o açúcar (VHP) deve conter a proteção do motor e escapamento se existe ou não a possibilidade de causar explosão, pois o açúcar é inflamável, levando-se em consideração a concentração, ventilação, espaço físico, etc”.
De acordo com o gestor, até mesmo no ensaque do açúcar é preciso ter cuidados pois, na caixa de ensaque pode haver acumulo de pó do açúcar que gera risco de explosões.

Ele também alerta para os riscos dentro de uma destilaria de álcool, devido o vapor de inflamável. “Os cuidados vão desde uso de um radio comunicador, máquinas fotográficas até serviços a quente que no meu ver devem ser proibidos. Os rádios comunicadores precisam ser intrinsecamente seguros, pois em contato com o vapor do etanol na destilaria pode causar explosões”, finaliza.

Banner Revistas Mobile