Mercado

Políticos discutem medidas para reduzir impactos da seca no NE

img4276

O Grande Expediente Especial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, receberá nesta quarta (21/11), uma reivindicação de cerca de 12 mil produtores de cana, representados pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A reunião proposta pelo deputado Aloísio Lessa e pelo presidente da Casa, Guilherme Uchoa, prevê apresentar a reivindicação para a adoção emergencial de medidas técnicas governamentais para reduzir os problemas provocados pela maior estiagem dos últimos 40 anos.O evento será realizado nesta quarta-feira, às 15h, no Plenário do Palácio Joaquim Nabuco.

“Para tentar evitar este cenário, é imprescindível o trato cultural adequado”, diz o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, informando que corresponde a serviços de custeio da safra existente e renovação do contingente agrícola de no mínimo 20%.

wp_posts

Segundo ele, é preciso investimento em insumos e mão de obra urgentemente. “Em função da seca, os agricultores perderam 50% do faturamento. A situação retirou a autonomia deles para garantir o trato necessário dos canaviais, que deve ser feito no tempo adequado, sobretudo, em anos atípicos. O setor já amarga uma redução de 35% da safra atual devida a estiagem prolongada por mais de sete meses. Também convive com a desvalorização de 15% no valor de mercado do preço da matéria prima do açúcar e etanol. Diante do significativo déficit hídrico, configurando um ambiente de crise aguda e risco de descontinuidade no exercício da atividade canavieira, é indispensável a atuação do Poder Público”, diz Andrade Lima.

Banner Revistas Mobile