Mercado

Poderá faltar etanol até a Copa, diz especialista da Esalq

Problemas de desabastecimento chegarão até a Copa do Mundo de 2014 e poderão melhorar somente nas Olimpíadas, segundo o coordenador e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, engenheiro agrônomo, em entrevista concedida à Agência Brasil. “Possivelmente, nas Olimpíadas [de 2016, no Rio de Janeiro] estaríamos com uma situação melhor. Mas até a Copa do Mundo de 2014 nós vamos ter esse problema”, lembra o professor.

Sobre a falta de etanol, o especialita explica que não há solução a curto prazo ou em menos de um ano. Ele acredita que o problema somente poderia começar a ser resolvido, se medidas forem tomadas imediatamente, mas os resultados deveriam aparecer nos próximos três ou quatro anos. “O etanol poderia estar agora com maior pressão de oferta, já que estamos em plena safra. No entanto, isso não está acontecendo. Já está havendo estocagem do produto para a entressafra. Esses preços devem se manter durante o ano inteiro. Não vai voltar mais a R$1,10 [por litro] ou R$ 1,20 justamente para inibir um pouco essa demanda e permitir que haja estocagem. Mas, ainda assim, nas minhas contas, vai faltar cana e, faltando cana, vai faltar etanol”, frisa.

Na opinião dele, é preciso criar condições para que as pessoas que têm capital decidam investir no setor de produção, por meio de uma política pública energética atrativa.

Banner Revistas Mobile