Mercado

Plantações exuberantes diminuem impacto da redução da reforma

JC 196 – Entre plantações exuberantes e vigorosas, por causa das chuvas do ano passado, e canaviais envelhecidos devido à diminuição do índice de reforma, a safra 2010/11 deverá registrar uma elevação de 10% na moagem de cana-de-açúcar, atingindo 595,89 milhões de toneladas, contra os 541,50 milhões de toneladas estimados para a safra 2009/2010, segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Uma coisa deverá compensar a outra – conforme avaliam especialistas da área -, ou seja, a perda gerada pelo adiamento da reforma terá pelo menos, neste ano, uma contrapartida em produtividade, que é resultado das chuvas do segundo semestre de 2009. Além disso, o cenário da safra 2010/11 é composto por um elevado volume de cana bisada e, em menor proporção, à ampliação da moagem em novas unidades, principalmente nos Estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Uma avaliação agronômica dos canaviais que se desenvolvem nos polos sucroenergéticos do Centro-Sul do Brasil precisa levar em conta os preços baixos experimentados pelo setor nos últimos anos e os impactos da crise financeira que atingiu diversos países a partir do final de 2008. O diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues, observa que o “envelhecimento” de algumas lavouras de cana-de-açúcar é consequência da falta de investimentos do setor nos últimos três anos.

Segundo ele, a reforma dos canaviais que registra uma média de 15%, teve uma queda em decorrência dos problemas de caixa. As lavouras ficaram com uma área reformada de 10% no ano passado e deverão ter cana de primeiro corte em 7% da área em 2010.

Leia matéria completa no JornalCana 196.

Banner Revistas Mobile