Mercado

Planejamento estratégico antecede o da safra

A definição das metas da empresa para o período em que vai ser feito o planejamento da produção agrícola no setor sucroenergético é uma medida relevante, segundo o professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Edgar Gomes Ferreira de Beauclair.

Antes de qualquer coisa, existe a necessidade de elaborar o planejamento estratégico da empresa que antecede o planejamento da safra. E isto envolve – detalha o professor da Esalq – a questão financeira, a identificação de pontos fortes e de ameaças, a avaliação de oportunidades e do mercado, entre outros fatores.

Em função dessa primeira análise estratégica são definidas as metas da área agrícola e industrial, observa. A partir disso, será possível decidir se haverá aumento ou diminuição da produção, o índice de reforma dos canaviais, a necessidade – ou não – de redução de custos.

A matéria completa você acompanha na edição 241 do JornalCana.

img9794

Banner Revistas Mobile