Mercado

Piracicaba terá novo Parque Tecnológico de biocombustíveis

O governador em exercício Alberto Goldman anunciou na sexta-feira, em Piracicaba, a criação do primeiro Parque Tecnológico paulista voltado à pesquisa do combustível renovável. Com investimentos de R$ 100 milhões e área de 400 mil metros quadrados, o Parque garantirá aos paulistas a permanência no topo da produção nacional de biocombustíveis.

Hoje, São Paulo responde por mais de 70% das exportações brasileiras do setor sucroalcooleiro, com faturamento de US$ 5,65 bilhões em 2006. “Os Parques Tecnológicos representam uma visão de futuro porque eles funcionam como um estímulo à inovação tecnológica, ao integrar as universidades e os centros de pesquisa com a indústria”, resumiu o governador em exercício.

O foco das atividades do parque será a pesquisa, bem como o desenvolvimento e a inovação (P&D&I). As principais áreas de atuação serão: biocombustíveis, matéria-prima renovável, tecnologias de conversão de biomassa e resíduos agroindustriais, além de tecnologias ambientais. “O Parque de Piracicaba representa a convergência do conhecimento na área de biocombustíveis, seja ele público ou privado”, avaliou o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento, Luciano de Almeida.

Almeida informou que o Parque terá incubadora de empresas e laboratórios voltados a descobertas de novas tecnologias para produção de biocombustíveis. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento, por meio do Sistema Paulista de Parques, a prefeitura, instituições de pesquisa e iniciativa privada de Piracicaba. A primeira fase do Parque será entregue em agosto do próximo ano. Para o governador em exercício, a criação da área coloca São Paulo na segunda etapa de pesquisas sobre biocombustíveis, que significa a busca de mais produtividade com menos área plantada.

O Parque também abrigará a Fatec de Piracicaba, que oferece 80 vagas do curso de bionergia sucroalcooleira desde o início de 2008. Atualmente, os alunos assistem às aulas no prédio da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa. O convênio para a construção do prédio da Fatec foi assinado no dia 20 de maio. O imóvel será construído pela prefeitura e o estado investirá na compra de máquinas e equipamentos por meio do Centro Paula Souza.

O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos tem como missão transformar conhecimento em riqueza ao promover e fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica dando suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais. A gestão Serra prevê a implantação de dez desses parques no estado, em cidades como Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São Paulo.

Banner Revistas Mobile