Mercado

Petrobras vai avaliar o potencial petroleiro

A Petrobras vai enviar, no dia 10 de setembro, a primeira missão a São Tomé e Príncipe – formada por um pequeno conjunto de ilhas africanas no golfo da Guiné – para analisar qual é o potencial petrolífero da zona econômica exclusiva daquele país. Além dessa área, São Tomé possui um território de reserva comum com a Nigéria, também inexplorado, mas já em fase de licitação.

“Faremos um levantamento de possibilidades. Para estudar o potencial petrolífero é preciso fazer novos levantamentos, e isso será feito com a participação da Petrobras”, disse o diretor de Exploração da estatal, Guilherme Estrella.

O acordo para o envio da missão foi firmado durante a 5ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em São Tomé. Por enquanto, é a única medida concreta em relação a uma possível aproximação do Brasil com o país africano para exploração futura de petróleo.

Em outra ponta, a Petrobras pretende ainda auxiliar São Tomé na formação de profissionais qualificados à exploração de petróleo em águas profundas.

“A missão é um braço comercial, entra numa negociação. Não podemos prever ainda o que vai acontecer”, disse Estrella, acrescentando que um levantamento petrolífero pode levar mais de dois anos. O fato de o Brasil ser um parceiro preponderante na fase de mapeamentos pode favorecer acordos comerciais futuros.

O governo de São Tomé já licitou um dos oito blocos de exploração de petróleo na área comum com a Nigéria. O governo brasileiro não participou da primeira licitação e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou publicamente o desinteresse da Petrobras.

Fonte:

Banner Revistas Mobile