Mercado

Petrobras vai aumentar investimento no etanol

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, afirmou ontem que a companhia seguramente irá ampliar o investimento de US$ 1,9 bilhão, previsto para a produção de etanol entre 2010-2014. De acordo com ele, o Plano de Negócios 2011-2015 da companhia, a ser divulgado em maio, “terá um crescimento muito forte para atender as necessidades do mercado”, disse.

Rossetto visitou ontem duas das sete unidades da Guarani S.A.- companhia sucroalcooleira da qual a estatal tem 31,4% de participação acionária – em Pitangueiras (SP) e Colina (SP). Nessa última, o grupo deve inaugurar, em junho, uma destilaria para a produção de 100 milhões de litros de etanol por safra. A destilaria faz parte de um pacote de R$ 767,4 milhões de investimentos, anunciado este ano pela Guarani, que inclui o aumento da produção de cana e de energia elétrica

Rosseto considerou a crise de oferta do etanol como uma oportunidade de crescimento para a companhia. “Nossa resposta é ampliar a produção de etanol; nos preparamos para ocupar parte do mercado”, afirmou o executivo. “Petrobras, isoladamente, não vai responder por toda a demanda”, ponderou. Em 2010, a Petrobras Biocombustível ofertou 950 milhões de litros de etanol nas 10 usinas em que tem sociedade e a expectativa é de atingir 2,6 bilhões de litros em 2014.

O executivo evitou polemizar sobre as medidas estudadas pelo governo para regular o mercado e ainda incentivar a produção do etanol. “A agenda regulatória é do governo”, disse.

Banner Revistas Mobile