Mercado

Petrobras inaugura planta para produção de E3 no Japão

A Brazil Japan Ethanol (BJE), joint venture formada entre a Petrobras e a empresa japonesa de álcool, Japan Alcohol Trading, inaugurou no dia 2 de março, no Japão, sua primeira unidade para produção de E3 – combustível formado pela mistura de gasolina com 3% de etanol, informou a Petrobras por meio de um comunicado.

Com essa nova planta, a estatal brasileira pretende mostrar aos japoneses a viabilidade técnica e econômica do combustível renovável.

A planta do Japão faz parte do Projeto Sodegaura, da BJE em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do Japão, para introdução do E3 no mercado japonês. A planta está instalada na cidade de Sodegaura, na Região de Kanto, localização central do Japão, responsável por 40% do volume total de gasolina consumida pelo país.

Nesta planta, a capacidade de produção é estimada em até 3 milhões de litros de E3 por mês, destinada a postos independentes. A fornecedora da gasolina para o projeto será a refinaria Nansei Sekiyu, em Okinawa, na qual a Petrobras possui 87,5% de participação.

Banner Revistas Mobile