Mercado

Petrobras inaugura hoje primeira de nove microusinas de álcool no Rio Grande do Sul

A Petrobras inaugura hoje no Rio Grande do Sul uma microusina de produção de álcool, na qual investiu R$ 2,3 milhões em parceria com a Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio). Essa será a primeira de outras nove instalações do gênero a serem inauguradas pela empresa no estado, que também receberá uma unidade central retificadora.

A usina inaugurada hoje fica no município de Redentora e tem capacidade para produzir 500 litros de álcool por dia. As outras oito usinas terão capacidade semelhante. A unidade central, por sua vez, será instalada no município de Frederico Westphalen e terá capacidade de produção de 5 mil litros por dia.

Segundo a Petrobras, essa rede de usinas de álcool será mantida e operada pela população local, e beneficiará cerca de 30 mil pequenos e médios agricultores da região.

O projeto desenvolvido com a Cooperbio, de acordo com a Petrobras, tem o objetivo de impulsionar a agricultura familiar incentivando a diversificação de culturas agrícolas. As microusinas instaladas no Rio Grande do Sul terão produção diversificada, consorciada com a produção de alimentos. Segundo a estatal, será possível produzir etanol a partir de outras matérias-primas além da cana-de-açúcar, como a mandioca, por exemplo.

Na primeira safra de cana, os agricultores da região da usina de Redentora atingiram uma produtividade de 60 toneladas por hectare, sendo que 20% da área plantada foi compartilhada em rotação de cultura com feijão, que rendeu, em média, 20 sacas por hectare.

Banner Revistas Mobile