Mercado

Petrobras e Codevasf avaliam produção de álcool no NE

A Petrobras informou nesta sexta-feira que vai realizar estudos de viabilidade em conjunto com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) envolvendo a produção de álcool no Nordeste.

O objetivo é analisar a potencialidade de áreas na Bahia, Pernambuco e Piauí para a instalação de pólos bioenergéticos, onde seriam produzidos álcool com geração de energia elétrica a partir da queima do bagaço de cana-de-açúcar, e/ou biodiesel, informou a estatal.

Poderão ser incluídos na análise, posteriormente, outros Estados da região.

Os biocombustíveis produzidos nesses locais poderiam ser exportados para os mercados asiáticos e europeus, também podendo ser direcionados para consumo local.

Além de avaliar o potencial de cada região, a Petrobras garantirá a infra-estrutura necessária para exportação caso a atividade revele-se viável. A empresa não atuaria diretamente na produção dos combustíveis, segundo a assessoria de imprensa da estatal.

A Petrobras até o momento se manteve afastada da área de produção, apesar de já ter informado que poderia fazê-lo, eventualmente. Até o momento, a atuação está focada na logística de distribuição local e de exportação, e na operação como trading.

A empresa já anunciou que pretende construir dutos exclusivos para álcool, assim como cargueiros transoceânicos para o produto, visando mercados externos de grande potencial de consumo de álcool, como o japonês.

A Petrobras estipulou meta de embarcar ao exterior um volume de 3,5 bilhões de litros de álcool em 2015, quando o combustível tiver sido adotado por mais países.

Banner Revistas Mobile