Mercado

Petrobras deixará de importar 10% de diesel já em 2007

A Petrobras terá condições, já a partir do próximo ano, de substituir 10% das importações de óleo diesel com a produção de óleo vegetal. Atualmente, a estatal produz 25 bilhões de litros de diesel e importa 2,5 bilhões.

“Além de reduzirmos nossa dependência de importações, vamos produzir diesel de melhor qualidade”, disse o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, que participa hoje do Fórum Estadão de Energia. Ele lembrou que o crescimento do mercado de biodiesel será motivado pela obrigatoriedade de sua adição ao diesel, a partir de 2008, na proporção de 2%. Em 2012, essa fatia subirá para 5%.

Os investimentos da Petrobras para buscar alternativas ao óleo diesel têm duas rotas de atuação: o biodiesel e a recente descoberta H-Bio, combustível que utiliza o óleo vegetal como matéria-prima. Hoje, existem três refinarias no Brasil capazes de produzirem os óleos vegetais. Até 2010, a expectativa da empresa é de poder contar com cinco refinarias com essa tecnologia.

Gabrielli reafirmou o interesse da estatal em ampliar seus investimentos em refino, principalmente com a melhoria do diesel e da redução do enxofre. Esta última é uma exigência internacional. “Se a Petrobras quiser participar do mercado externo, terá que acelerar a modernização de suas refinarias.”

A companhia irá reforçar também seus aportes de recursos em energias renováveis, como a eólica, a biomassa e o próprio biodiesel. O crescimento do mercado de etanol é uma tendência clara, segundo o executivo, e a empresa também estará atenta a isso.(Teresa Navarro/AE)

Banner Revistas Mobile