Mercado

Petrobrás avalia danos causados por 45 mil litros de óleo derramados na Amazônia

O Centro de Defesa Ambiental da Petrobras de Manaus informou hoje (14) que enviou uma equipe técnica ao município de Tartarugalzinho, no Amapá, para avaliar o grau de comprometimento do meio ambiente em virtude do derramamento de 45 mil litros de óleo diesel no rio Itaubal. O acidente ocorreu na última quarta-feira (9), quando o óleo estava sendo transportado em um caminhão-tanque que seguia para o município de Oiapoque, a 599 quilômetros da capital.

O caminhão tombou por causa do péssimo estado da estrada de terra batida, que se transformou em um verdadeiro lamaçal devido às fortes chuvas da região. O vazamento atingiu parte do rio Itaubal e já comprometeu o consumo de água dos moradores da Vila do Itaubal. Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Amibente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já informaram à comunidade que a água está imprópria para o consumo.

Uma empresa privada está abastecendo a vila com água potável, que é distribuída diariamente por três carros-pipa. A equipe técnica da Petrobras está dando apoio tecnológico à empresa Transmaré, responsável pelo óleo diesel. Os técnicos da estatal montaram uma base avançada na área do acidente ecológico. Segundo Paulo Gustavo, um dos técnicos da Petrobras, foram montadas barreiras com bóias para evitar que os produtos químicos avancem. “Vamos coletar amostras em vários pontos do rio e enviar aos técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para que seja feita análise do nível de contaminação”, informou Paulo Gustavo.

Com as análises, a Secretaria do Meio Ambiente poderá avaliar os danos causados pelo acidente ecológico. Mesmo sem o resultado final da análise, alguns moradores da vila começam a transferir o gado e outros animais para uma área do distrito que não é banhada pelo rio Itaubal.

Banner Revistas Mobile