Mercado

Petrobras aposta na tecnologia de ponta para crescer com respeito ao meio ambiente

Desenvolvendo tecnologia de ponta, os pesquisadores da Petrobras – e de instituições parceiras – realizam mapeamentos de ampla abrangência Tecnologia de ponta é o trunfo da Petrobras para crescer com sustentabilidade. A companhia divulgou recentemente algumas ações que a credenciam a enfrentar o desafio de desenvolver atividades industriais em áreas de grande biodiversidade, bastante sensíveis do ponto de vista ambiental, como é o caso da Amazônia.

A empresa parte do princípio de que é preciso conhecer os ecossistemas onde atua, para que suas atividades sejam desenvolvidas com segurança. Desenvolvendo tecnologia de ponta, os pesquisadores da Petrobras – e de instituições parceiras – realizam mapeamentos de ampla abrangência. Neste processo, os ganhos científicos ultrapassam os interesses da companhia quando, por exemplo, são identificadas novas espécies da fauna e da flora nacionais.

Monitoramento ambiental na Amazônia

A presença da Petrobras em projetos de pesquisa é forte na região Amazônica. Um dos mais expressivos é o Piatam, um grande projeto de pesquisa socioambiental criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos de Urucu, a maior província petrolífera terrestre brasileira, localizada em plena Floresta Amazônica. A Petrobras é a principal financiadora do Piatam, que conta com a participação de diversas instituições científicas de todo o país. A partir do Piatam foram desenvolvidos os projetos Piatam Mar, Piatam Oceano e Piatam Oeste. Outra iniciativa da Petrobras na região amazônica é a rede CTPetro, criada como uma Rede Temática Cooperativa entre instituições de ensino superior e de ciência e tecnologia na Amazônia para intensificar a troca de informações, conhecimentos, intercâmbio de profissionais, treinamento e capacitação. Além disso, a rede busca obtenção e divulgação de novos conhecimentos que permitam identificar, avaliar, eliminar ou minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente, das atividades de prospecção e transporte do gás natural e petróleo na Amazônia Brasileira. Para saber mais, veja http://www.piatam.ufam.edu.br/.

Banner Revistas Mobile