Mercado

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo de qualidade em Campos

A Petrobras anunciou hoje uma nova descoberta de petróleo na bacia de Campos (RJ), próximo ao campo de Marlim Leste.

A bacia de Campos responde por cerca de 80% da produção nacional de petróleo e gás natural no país.

As reservas estimadas da nova descoberta são da ordem de 150 milhões de barris. O óleo é de boa qualidade. O API é de 20 graus.

API é a sigla em inglês de Instituto Americano de Petróleo, que determina a qualidade do óleo pela sua graduação. Uma graduação mais alta significa um óleo mais leve e de melhor qualidade.

A descoberta ocorreu no poço 9-MLL-3, perfurado a 980 metros de profundidade d água.

O campo de Marlim Leste fica a 95 km da costa, em profundidade d água variando de 900 a 2000 metros. Foi descoberto em 1987 e possui reservas estimadas em 270 milhões de barris de óleo equivalente, segundo a Petrobras.

Os resultados do poço comprovaram a existência de duas novas acumulações, com rochas-reservatório de 37 metros e 12 metros de espessura, de acordo com a estatal.

A Petrobras informa que já deu início aos estudos para desenvolver a produção comercial dos novos volumes descobertos. Isso pode ser feito por meio do sistema de produção de Marlim Leste, que está atualmente em fase de concepção.

O início da operação do sistema de Marlim Leste está previsto para o ano de 2006, sendo estimado que a produção, considerando a nova descoberta, poderá atingir 140 mil barris de óleo por dia. (www.folha.com.br)

Banner Revistas Mobile