Mercado

Pesquisador apresenta biodiesel em Rondonópolis

Propiciar o conhecimento a partir da biomassa para a população de Rondonópolis. Este é objetivo do prefeito municipal, Adilton Sachetti, que através do Departamento de Agropecuária do Município promoveu nesta sexta-feira (01), a palestra “Biodiesel: o combustível do futuro”.

Convidado a explanar sobre essa nova forma de produção de combustível, utilizando sementes e plantas como matéria prima, o coordenador da Comissão de Agricultura da Rede Brasileira de Biodiesel do Ministério de Ciências e Tecnologia e pesquisador da Embrapa-Soja de Londrina, o agrônomo Décio Luiz Gazzoni, destacou o interesse da cidade em trazer novidades sobre o biodiesel e o compromisso em estar sempre tendo uma visão de futuro.

Adão Hipólito Garay, coordenador do Departamento de Agropecuária, que representou o prefeito Sachetti na palestra, afirmou ter se interessado por esse tipo de combustível desde 2001 e até hoje continua lendo textos publicados sobre o assunto que pode ter Mato-Grosso como Estado aliado na produção desse novo combustível. “Devido a boa qualidade do solo da região e a alta produtividade de grãos, Mato-Grosso tem condições de abastecer as empresas produtoras do biodiesel no Brasil, apesar do momento de dificuldades vividos pelos agricultores” ressaltou o coordenador.

O encontro aconteceu durante a 33ª Exposul (Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do sul de Mato-Grosso) no auditório Áureo Cândido Costa localizado no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. O presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja) Rogério Salles, proprietários de empresas revendedoras de máquinas agrícolas, empresários do ramo da agricultura, donos de sementeiras e estudantes de agronomia e zootecnia participaram da palestra.

Banner Revistas Mobile