Mercado

Pesquisa faz diagnóstico de empresas que compõem APLA

A questão comportamental, que inclui a melhoria do relacionamento entre as empresas, seus fornecedores e o mercado, é um dos aspectos verificado no diagnóstico, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), junto a integrantes do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), da região de Piracicaba, SP. De acordo com a consultora do Sebrae, Maria Beatriz Diaz, durante palestra sobre o resultado da pesquisa a empresários ligados ao APLA, na sexta-feira. 29 de setembro, as empresas devem ainda evitar desperdícios, por meio de ações em diversas áreas, para ficarem mais competitivas e eficientes.

A pesquisa diagnosticou 39 pequenas, médias e grandes empresas do setor metal-mecânico – 95% de Piracicaba -, ligadas ao segmento sucroalcooleiro, com o objetivo de avaliar as perspectivas de crescimento, visando, principalmente, a conquista do mercado externo. O secretário da Indústria e Comércio de Piracicaba, Luciano de Almeida, apresentou um projeto de exportação, que será realizado em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para a divulgação do Arranjo Produtivo Local em outros países, com a finalidade de ampliar as oportunidades de negócios para as indústrias da região.

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