Gestão Administrativa

Pesquisa demonstra insatisfação com plantio mecanizado

img10063
Pesquisa do Gmec concluiu que usinas estão insatisfeitas com plantio mecanizado

Uma pesquisa realizada pelo Gmec — Grupo de Motomecanização do Setor Sucroenergético, concluiu que as usinas estão insatisfeitas com os resultados obtidos através do plantio mecanizado. A pesquisa foi realizada com cerca de 20 unidades produtoras e apresentada ontem, 4 de fevereiro, durante reunião do grupo em Sertãozinho, SP.

De acordo com Humberto Rampazzo, gerente de desenvolvimento agrícola da Usina Nova América, localizada em Tarumã, SP, a pesquisa, respondida por gestores da área agrícola, também apontou alto índice de satisfação ao plantio manual. “Na enquete perguntamos se os gestores agrícolas estavam muito satisfeitos, apenas satisfeitos ou insatisfeitos com os sistemas completos de operação de plantio, desde a retirada das mudas até a germinação final”, explica.

Rampazzo, afirma que somente o plantio manual recebeu alto índice de satisfação, enquanto o mecanizado teve alta taxa de rejeição. “O plantio mecanizado insatisfaz os gerentes de área agrícola, que migraram para o sistema, porque falta mão de obra qualificada, além da “Lei da colheita”, que prevê o fim da queima da cana para colheita nas áreas planas até 2021”.

Soluções

img10065
Humberto Rampazo

Como solução para os problemas decorrentes do plantio mecanizado, Humberto Rampazo sugere que órgãos de pesquisa, a indústria de implementos e as usinas se associem para desenvolver soluções. Ele destaca outro agravante: o uso da mesma colhedora de safra para retirada de mudas. Rampazzo apresenta outras possíveis soluções: “O plantio híbrido — junção da colheita mecânica com o plantio manual, mudas pré-germinadas, o uso de fungicidas no plantio mecanizado, além de variedades de cana com gemas favoráveis ao plantio, podem sanar as dificuldades”.

Produtividade

Humberto Rampazo prevê que a produtividade agrícola nesta safra será melhor, e que é necessário que os trabalhadores da área agrícola sejam orientados a aplicar com maior cuidado cada etapa do trato cultural, do preparo do solo e retirada de muda, até o plantio. “Se esses cuidados forem tomados a produtividade deve aumentar cerca de 20%”, garante.

Banner Revistas Mobile