Mercado

Pesquisa cria alternativa para uso do biodiesel na aviação comercial

Um estudo publicado recentemente pela revista americana New Scientist mostra que pesquisadores dos Estados Unidos conseguiram desenvolver uma mistura, com biodiesel, que poderá ser usada na aviação comercial. Esse biocombustível era descartado no setor porque congelava quando atingia a temperatura de 0°C. Mas, segundo o artigo, pesquisadores conseguiram uma mistura menos suscetível ao frio.

O trabalho foi feito na Universidade de Purdue, no Estado de Indiana, EUA, e coordenada pelo pesquisador Bernard Tao. O biodiesel, usado no estudo, foi produzido a partir da soja. O objetivo é criar uma alternativa mais ecológica ao combustível derivado do petróleo, conhecido como Jet A, que é muito utilizado pela aviação comercial. Como todos os combustíveis minerais, o Jet A, um tipo de querosene, libera dióxido de carbono na atmosfera, gás apontado como o maior responsável pelo efeito estufa.

A nova técnica dos americanos consiste em submeter o combustível vegetal a baixas temperaturas e subtrair dele os sólidos cristalinos que se formam no decorrer do processo e eram responsáveis pelo congelamento a 0°C. O líquido resultante será um combustível com ponto de congelamento mais baixo. As companhias aéreas ainda não testaram o produto.

Banner Revistas Mobile