Usinas

Pernambuco deve iniciar campanha para estimular uso de etanol

Reunido com o representante do governo estadual, o Sindaçúcar-PE busca apoio para implementação da campanha

Pernambuco deve iniciar campanha para estimular uso de etanol

É mais barato, gera emprego e acima de tudo é sustentável. Esses serão alguns dos argumentos que deverão integrar a campanha que o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE) iniciará em Pernambuco, com o objetivo de estimular o consumo de etanol.

Na quinta-feira (25), o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha; o presidente da DATAGRO, Plínio Nastari; e o deputado estadual Antônio Moraes (PP) se reuniram, com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, com a finalidade buscar o apoio do Governo do Estado para a promoção da campanha.

Em Pernambuco, de acordo com Cunha, a participação do etanol na matriz energética foi reduzida nos últimos dois anos em relação à gasolina.

LEIA MAIS >“O etanol substituiu entre 1975 e 2022, 3,54 bilhões de barris de gasolina, afirma Plínio Nastari

“O etanol representava 40,48%, em 2021, do consumo de combustíveis veiculares em Pernambuco. Caiu para 37,15%, em 2022; e para 34,40%, em 2023. Foram anos que houve alterações adotadas pelo Governo Federal, inclusive na questão estadual, como em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outras de competitividade com a gasolina. Há algum fenômeno que precisa ser corrigido”, explicou.

A redução não se restringe apenas a Pernambuco. No mesmo período, o etanol também diminuiu a participação no consumo na Paraíba e em Alagoas.

Plinio Nastari disse que, embora o etanol seja mais vantajoso do que a gasolina em vários aspectos, o consumo ainda está muito aquém do potencial. “Acreditamos que isso carece de um esclarecimento, de um processo de educação do consumidor para ele saber a importância que o etanol tem nesses aspectos todos de desenvolvimento, de meio ambiente, de saúde e sem prejudicar em nada a performance do motor do veículo”, afirmou.

LEIA MAIS > Lançada pedra fundamental de usina de etanol em Viadutos (RS)

Nastari destacou que o etanol, por queimar mais frio e não gerar carbono, preserva a vida útil do motor e ao mesmo tempo “não emite material particulado, substitui aromáticos cancerígenos, gera arrecadação no Estado por meio de tributos”, já que é produzido aqui. Ainda de acordo com o consultor, a mistura de álcool na gasolina está fazendo com que o preço da gasolina misturada com álcool na bomba seja 7,3% menor do que se não tivesse mistura.

A campanha será feita por todas as usinas filiadas ao Sindaçúcar-PE. Pernambuco tem a Lei estadual 17.026, de 13 de agosto de 2020, de autoria do deputado Antônio Moraes, para estimular o consumo de etanol. “Temos uma legislação que precisa ser dinamizada, que trata da valorização do etanol, produto fabricado em Pernambuco, que gera mais de 60 mil empregos diretos e reflete um modelo de produção sustentável”, resume Renato Cunha. Ele diz também que os produtores defendem um engajamento para continuar empreendendo e evitar as oscilações de consumo.

LEIA MAIS > Exportação de açúcar deve ser maior na safra 2024/25

Ao final da reunião, o secretário Túlio Vilaça ressaltou que vai tratar do tema no ambiente do governo e apoiar iniciativas e campanhas que prestigiem o biocombustível.

Recentemente, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) também lançou uma campanha publicitária para esclarecer dúvidas dos consumidores e incentivar os motoristas a abastecerem seus veículos com etanol. Com o bordão “Vai de Etanol”, a campanha incluiu a veiculação de vídeos e spots de rádio nos principais centros de consumo de etanol do Brasil.

Banner Revistas Mobile