Mercado

Pernambuco anuncia safra maior com investimentos

As moendas das usinas de Pernambuco vão ser acionadas na próxima terça-feira, dia 12, dando início à safra 2003/04 para as 27 usinas e destilarias, com uma estimativa de produção de 24 milhões de toneladas de cana, ou 15% superior em relação à safra passada. Segundo o presidente do Sindaçúcar do Estado, Renato Cunha, “a previsão é de aumento de 12% a 15% na produção de açúcar e álcool”, antecipa ele, acrescentando que “de uma forma geral as usinas e destilarias reservaram entre 5% e 7% do faturamento para novos investimentos”.

Em Pernambuco, a principal preocupação do setor foi com os investimentos em irrigação, construção de barragens e implantação de projetos de irrigação de crescimento e de salvação para combater os problemas que a estiagem provocaram. “Criamos no Estado um programa agrícola para fortalecer a produção de cana com satisfatórios índices de produtividade”, afirma Renato Cunha.

O presidente do Sindaçúcar do Estado confirma que as usinas e destilarias reservaram entre 5% e 7% para os investimentos, principalmente em irrigação, para evitar que se repita a safra 1999/00, quando a produção foi de apenas 13,2 milhões de toneladas de cana. Com os investimentos que têm sido feito, o crescimento da produção atingiu 20,8%. Para a safra que será iniciada na próxima terça-feira, a produção de açúcar deve aumentar de de 1,2 milhão para 1,4 milhão de toneladas, enquanto o álcool deve registrar ter uma safra 13% maior, com produção de 330 milhões de litros. O setor gera no Estado 120 mil empregos diretos e um faturamento estimado em R$ 1 bilhão.

Em todo Nordeste, onde os investimentos para a safra que está começando são próximos a R$ 100 milhões e vão garantir 53 milhões de toneladas de cana (6% a mais). A produção de álcool deve ser de 1,5 bilhão de litros e a de açúcar 3,5 milhões de toneladas.

Banner Revistas Mobile