Mercado

Perdas indeterminadas são desafios na indústria da cana

Identificar perdas de causa indeterminada é um grande desafio para as indústrias do setor sucroenergético. A afirmação é do gerente de projetos da Cargil, João Sisdelli Neto, um dos palestrantes da reunião do Gegis (Grupo de Estudos em Gestão Industrial), realizada dia 26 de março, em Sertãozinho, SP.

Segundo Sisdelli, as perdas determinadas são as tradicionalmente conhecidas, por exemplo, nos processos de lavagem da cana, torta e bagaço, produção de vinhaça, sistemas de multijatos e tratamento das águas residuais. Já as perdas indeterminadas acontecem por conta de erros de medição, por exemplo, no momento da amostragem da cana.

“Perdas indeterminadas também ocorrem pela subestimação ou superestimação de rendimentos, além da decomposição e destruição da sacarose, por conta do pH, temperatura, tempo e ação de microrganismos”, disse o gerente. Esta classificação de perdas também inclui o arrasto de açúcar pelo ar do secador, pontos mortos na tubulação, degasagem de condensadores, entre outros.

Banner Revistas Mobile