Mercado

Paraná confirma aumento de 33,7% na produção de grãos

Na safra 2002/2003 o Paraná colheu mais de 30 milhões de toneladas de grãos, superando as previsões iniciais e atingindo um novo recorde. O balanço final da safra agrícola paranaense foi divulgado ontem pelo secretário estadual da Agricultura, Orlando Pessuti. “O bom comportamento climático, o alto nível técnicos dos agricultores e a redução de preço de sementes e insumos são os principais fatores que nos levaram a esse novo recorde”, afirmou o secretário.

Houve também um crescimento no plantio da mandioca, algodão e café, e também da produção de aves, suínos e leite. O crescimento da produção de grãos é de 33,7% sobre o volume colhido em 2002.

Desse total de grãos colhidos, 26,4 milhões de toneladas são grãos de primavera/verão e 3,5 milhões de toneladas representam os cereais da safra outono/inverno. A colheita está praticamente encerrada (99%), restando apenas parte das áreas de trigo, aveia, cevada, cana e mandioca.

A área cultivada com os 35 principais produtos foi de 9,3 milhões de hectares, com um crescimento de 10,4% sobre 2001/22002. Só a área plantada com grãos (cereais e oleaginosas) foi de 8,7 milhões de hectares, número 11,4% maior que a safra anterior. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile