Mercado

Paraíba cria Comitê Gestor da Cachaça

A Secretaria de Planejamento e Gestão da Paraíba vai revitalizar o programa de incentivo à produção e comercialização da cachaça no estado. A decisão foi tomada na semana passada, em reunião com os principais representantes paraibanos do setor canavieiro. O objetivo do encontro foi criar um “Comitê Gestor da Cachaça”.

O comitê terá aporte de recursos do governo estadual para fortalecer o setor desde a concepção da matéria-prima até a comercialização do produto. A Asplan (Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba) também integrará o grupo. A criação do comitê passará por um processo de formatação de políticas que nortearão suas atividades.

O governo do estado deverá levantar os recursos a serem destinados ao programa e incluir esses expedientes no Plano Plurianual – PPA 2009/10. O encontro reuniu representantes das secretarias de Turismo e de Ciência e Tecnologia, Associação Paraibana dos Engenhos de Cana-de-açúcar (Aspeca), Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e Asplan.

Com os recursos em caixa, o Comitê Gestor deverá executar o programa de revitalização, mas antes disso, as entidades constituintes devem levantar as necessidades do segmento canavieiro. “O levantamento de necessidades vai servir para que o setor se organize e possa pleitear melhoramentos”, disse o presidente do Ibrac, Múcio Carlos Luiz Fernandes, que também é produtor de cachaça no Engenho São Paulo.

Após o mapeamento, o Comitê deverá confeccionar um projeto para que no dia 19 de setembro seja apresentado ao BNDES. A idéia é que a instituição financeira faça o repasse de recursos para que o Comitê possa executar o projeto de revitalização que prevê melhoramentos em laboratórios e comercialização da cachaça.

A Asplan disponibilizará matéria-prima e material biológico para o controle de pragas. “A Associação se dispõe a produzir variedades de cana promissoras e controladores biológicos que combatem as pragas dos canaviais, através do seu laboratório na estação de Camaratuba”, disse o coordenador do Departamento Técnico (Detec), Vamberto Rocha.

O secretário de Planejamento, Ademir Alves, afirmou que o desejo do governo do estado é investir em tecnologia. “Isso implica na melhoria da produção também. O investimento deve aumentar a competitividade do setor que está muito abaixo de estados como o Mato Grosso” disse Alves, destacando que a cachaça paraibana tem melhor qualidade.

“Vamos conversar com a Secretaria de Turismo para colocar a cachaça no ciclo turístico da Paraíba. Neste caso, o estado deverá entrar apoiando o evento”, disse Ademir Alves. De acordo com o chefe de gabinete da secretaria de Planejamento e Gestão do estado, Cristiano Zenaide Paiva, o governador José Maranhão deverá homologar a criação do Comitê Gestor nos próximos dias.

Banner Revistas Mobile