Mercado

"Para este ano, o cenário para o setor sucroalcooleiro é positivo"

Por Andréia Moreno, de Ribeirão Preto

Em entrevista exclusiva ao JornalCana, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antônio Duarte Nogueira Jr, fala da importância do segmento canavieiro para o São Paulo, das principais metas e projetos do governo estadual para o setor sucroalcooleiro em 2003.

JornalCana – Há projetos em andamento direcionados ou relacionados com o setor sucroalcooleiro?

Antônio Duarte Nogueira Jr – Para um componente de peso no agronegócio paulista como é o setor sucroalcooleiro, é do total interesse da Secretaria de Agricultura e também do governo do Estado o desenvolvimento de projetos de estímulo a todos os elos da cadeia produtiva. Nesse sentido, alguns passos importantes já foram dados. Nós temos, por exemplo, o projeto encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembléia Legislativa que reduz de 25% para 12% o ICMS do álcool carburante hidratado e que deverá ser apreciado pelos deputados brevemente. Há, também, outras questões que julgamos importantes, como é o caso da geração de energia por meio do bagaço da cana, a produção do plástico biodegradável, o desenvolvimento da cana forrageira, que está sendo testada, e o apoio aos produtores.

JC – Qual o papel da Secretaria neste contexto?

Nogueira – O nosso papel nesse contexto é acompanhar todas essas questões e também fortalecer todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, dar impulso a todos os setores envolvidos no agronegócio da cana-de-açúcar. É um grande desafio, mas, como costuma dizer o governador Geraldo Alckmin, quando se administra com mais participação, a gente acerta mais e erra menos. Nossa orientação é a seguinte: trabalhar em parceria com todos os setores do agronegócio e no caso do setor canavieiro não será diferente.

JC – Como foi o seu trabalho em 2002?

Nogueira – Já no ano passado, tivemos a oportunidade, enquanto relator especial da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia, de apresentar substitutivo ao projeto que estabeleceu um cronograma para a eliminação da queima da palha da cana e que foi sancionado pelo governador porque atendeu às necessidades do setor, ao mesmo tempo em que considerou o aspecto da empregabilidade.

JC – Quais as metas para 2003?

Nogueira – Para este ano, o cenário para o setor sucroalcooleiro é positivo porque a safra paulista terá um acréscimo de 10% em relação à do ano passado. E isso traz inúmeras implicações positivas, como a questão do abastecimento, da empregabilidade, da ampliação da área plantada. Para este ano, segundo o IEA (Instituto de Economia Agrícola) a área plantada deverá crescer em 3,6% ou em 110 mil hectares em relação a 2002.

Banner Revistas Mobile