Mercado

Países convidados querem discutir Rodada de Doha com G8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne neste domingo com os líderes de outros cinco países em desenvolvimento. O encontro é para fechar uma posição conjunta a ser apresentada na reunião que o grupo terá na segunda-feira com os presidentes e chefes de Estado dos países que formam o G8 (Sete paises mais ricos do mundo mais a Rússia).

Diplomatas brasileiros confirmaram neste sábado, em São Petersburgo, que o impasse nas negociações da chamada Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) será o principal tema da reunião de domingo. Para o Brasil, segundo os diplomatas, o simples fato de os líderes dos países do G8 aceitarem discutir o assunto já é uma mudança de status na discussão. O presidente Lula sempre defendeu que os presidentes e chefes de Estado dos países ricos deveriam assumir a discussão para ver se o impasse sobre barreiras agrícolas, por exemplo, seja superado.

Além do Brasil, foram convidados para participar da reunião de cúpula do G8 os líderes da África do Sul, China, Congo, México e Índia. Segundo os diplomatas brasileiros, um documento deverá sair deste encontro de domingo para ser remetido ao G8 em caráter reservado.

Além da OMC, o principal assunto a ser tratado por Lula, nesta viagem, será a produção brasileira de etanol e biocombustíveis. O tema energético foi incluído na agenda oficial do G8 por iniciativa do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O presidente Lula já chegou a São Petersburgo (18h pelo horário local e 11h30m, horário de Brasília), mas não deu entrevistas nem teve compromissos neste sábado.

Banner Revistas Mobile