Mercado

PAINT realiza reunião anual e apresenta a inédita DEP de Temperamento no Sumário PAINT Consolidado 2004

O PAINT, programa de melhoramento genético da Lagoa da Serra, a maior central de inseminação artificial da América Latina, reuniu produtores parceiros no dia 12 de agosto, em Ribeirão Preto (SP), para discutir os avanços já feitos e os seus próximos passos.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação das mudanças do Sumário PAINT Consolidado, com a inserção das DEPs (Diferenças Esperadas de Progênies) de Temperamento, publicadas pela primeira vez no Brasil. Além de ter influência direta na facilidade de manejo, o temperamento influi em algumas características produtivas, entre elas o ganho peso e características de carcaça. Sabe-se, por exemplo, que animais mais dóceis têm maior pré-disposição ao ganho de peso. “A característica impacta sobre os resultados obtidos na exploração comercial do Nelore”, avalia Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

Com mais de 100 rebanhos participantes, o PAINT conduz o processo de seleção para a produção de carne a pasto através de uma metodologia científica que identifica indivíduos superiores para as características avaliadas. Em decorrência deste trabalho, surgem os reprodutores certificados, animais com real potencial de implementar ganhos produtivos na população.

Thiago Corazza, da Ventura S.A. (Costa Rica /MS), parceiro há quatro anos, comenta que o PAINT foi o programa de melhoramento genético que mais se encaixou no seu projeto pecuário. “O programa apresenta os maiores índices de classificação. Sinal de que estamos no caminho certo e que se trata de uma ferramenta extremamente importante para atingir os melhores resultados produtivos e genéticos”, explica Thiago, que participará do 5º Leilão PAINT MS, programado para o dia 24 de setembro, em Mato Grosso do Sul (MS).

Juvêncio Ramos M. Leal, Fazenda Campanário (Carapó – MS), que tem mil matrizes no PAINT, concorda e ressalta: “Não temos problemas de comercialização dos animais e recebemos retorno muito positivo dos nossos clientes. Investimos com seriedade no projeto porque reconhecemos sua viabilidade. Resultado disso é que nos últimos dois leilões o recorde de vendas foi de animais provenientes da fazenda Campanário. As vendas refletem o trabalho sério realizado pela equipe da Lagoa da Serra”.

Durante a reunião também foram premiados os melhores parceiros da safra PAINT 2002. A Fazenda Ponte do Uru, de Fernando Biagi, localizada em Itaberaí (GO), recebeu o troféu pelo melhor banco de dados do programa, enquanto a Fazenda Primavera, de Juliana Pacher, sediada em Palmeiras do Tocantins (TO), teve o melhor percentual de certificação de animais.

O PAINT reúne 85 mil matrizes em avaliação genética, número que deverá ultrapassar a barreira das 90 mil com a inclusão do rebanho do Grupo Red Norte, novo parceiro do PAINT.

9ª edição do Sumário PAINT Consolidado

Disponível para os pecuaristas de todo o Brasil, a 9ª edição do Sumário PAINT Consolidado é identificada como o GPS do Nelore, em comparação ao GPS (Global Positioning System), permitindo ao usuário definir os melhores reprodutores para utilização em seu rebanho. O Sumário Consolidado PAINT 2004 reúne todas as informações existentes nos sumários PAINT, Aliança, CFM, EMBRAPA, PMGRN – Nelore Brasil e agora também Instituto de Zootecnia de Sertãozinho – IZ. Como nas edições anteriores, a base genética do sumário utiliza como referência as DEPs (Diferenças Esperadas de Progênie) do reprodutor Gim de Garça, um divisor de águas na história do Nelore.

Banner Revistas Mobile