Mercado

Odebrecht inaugura núcleo de corte e costura em assentamento

Nesta quarta-feira, dia 19, a Odebrecht Agroindustrial, por meio do Programa Energia Social para Sustentabilidade Local, em parceria com a Prefeitura de Perolândia e a Cooperativa Mista Agropecuária Integrada dos Produtores Familiares de Perolândia (Cooperfap), inaugura o Núcleo de Corte, Costura e Artesanato de Perolândia, no Assentamento Lagoa do Bonfim, parcela 42 (Perolândia-GO).

Segundo a empresa, os assentados foram capacitados e receberam consultoria técnica e apoio de infraestrutura para produção. “Essa iniciativa cria oportunidade de trabalho e renda para 70 cooperados assentados da zona rural de Perolândia”, garante a Odebrecht em nota.

Ao longo de seis meses, os integrantes da cooperativa receberam qualificação profissional, sendo capacitados em cooperativismo e associativismo, pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), e corte e costura industrial, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles ainda foram familiarizados com conceitos e práticas como empreendedorismo e layout e plano de negócios, a partir de uma parceria com o Sebratec – serviço em inovação e tecnologia do Sebrae, assegurando a sustentabilidade do negócio – uma célula produtiva baseada na confecção de uniformes e artesanato.

As Unidades Agroindustriais da Odebrecht avaliam a possibilidade de adquirirem uniformes feitos pela cooperativa. “Além da geração de emprego e renda para os moradores da zona rural, a estruturação de uma cooperativa destinada a confecções de uniformes e artesanato pode criar um novo mercado para a região”, declara Carla Pires, responsável por Sustentabilidade na Odebrecht Agroindustrial.

Ainda para possibilitar a comercialização dos produtos e consequentemente a perenidade do projeto, haverá o envolvimento e participação em feiras renomadas de artesanato, como a Feira de Artesanato de Goiânia. Além disso, todo mês é realizada a Feira Cultural de Perolândia e a Feira Cultural de Mineiros, que possibilitam a visibilidade e a comercialização dos artesanatos produzidos pela cooperativa.

Banner Revistas Mobile