Mercado

Novo sistema elabora mapa de produtividade

Uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas – Feagri/Unicamp desenvolveu um sistema, que deve ser utilizado durante a colheita de cana, para a elaboração de mapas de produtividade. Essa ferramenta – que emprega conceitos da chamada agricultura de precisão – faz a medição da quantidade de cana que passa pela esteira antes de ser lançada ao veículo de transbordo. Com este dados e as informações geradas por um GPS instalado na colhedora, é possível elaborar um mapa digital que representa a superfície de produção para a área colhida.

O sistema utiliza, também, sensores como radar, transdurores indutivos e pick-up magnético – instalados na colhedora – que fornecem diversas informações, como velocidade de deslocamento da máquina, condição de corte de base e esteira. Esses dados, processado por um software instalado no computador de bordo, são utilizados no mapa de produtividade, que fornece ainda informações como localização do talhão em que a colhedora está operando, presença de ervas daninhas, características do solo, entre outras, que possibilitam um melhor gerenciamento da área.

Este projeto, que já foi tema de duas teses de doutorado na Feagri, sob orientação do professor Paulo Graziano Magalhães, está sendo financiado, atualmente, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp. O mapa de produtividade foi testado na Usina São João, de Araras, SP, e nas usinas Catanduva e São Domingos, de Catanduva, SP. A Enalta Soluções Tecnológicas, de São Carlos, SP, é parceira da Feagri neste trabalho.

Banner Revistas Mobile