Mercado

Novo estaleiro em SP vai escoar etanol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção de um estaleiro em Araçatuba (SP) para fabricar embarcações destinadas ao transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná.

A Transpetro, subsidiária da Petrobras que cuida do transporte de combustível, e o estaleiro Rio Tietê assinaram, em 23 de novembro, o contrato para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores, que formarão a nova frota da Transpetro.

“A Transpetro vai assumir a responsabilidade para ocupar 100% do potencial da hidrovia do Tietê”, disse Lula. A declaração foi dada durante cerimônia de assinatura de termos de compromisso de estados e municípios relativos a projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

As novas embarcações custarão US$ 239,1 milhões, e o governo pretende iniciar a entrega no final de 2011. A operação está prevista para começar em 2013. O governo estima que será possível transportar 4 bilhões de litros de etanol por ano com os comboios, cada um formado por quatro barcaças e um empurrador.

A Transpetro calcula que o uso da hidrovia substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano. Isso equivale a um quarto da emissão de gás carbônico com o transporte rodoviário e um consumo 20 vezes menos de combustível.

A hidrovia levará o etanol produzido nas regiões CentroOeste e Sudeste para a refinaria de Paulínia. Dali, o combustível seguirá,em dutos, a terminais como o de São Sebastião (SP) e de Ilha D’Água (RJ). O governo espera reduzir custos para tornar o produto mais interessante para exportação, com aproveitamento maior da hidrovia.

Banner Revistas Mobile