Usinas

Novas condições atmosféricas na costa nordestina devem trazer chuva na zona canavieira de PE

Confira as informações do primeiro boletim e previsão de tempo e clima mensal do novo serviço meteorológico da AFCP

Novas condições atmosféricas na costa nordestina devem trazer chuva na zona canavieira de PE

Uma mudança de fase na oscilação transiente atmosférica próxima à costa nordestina, chamada Maddem & Julian, deve trazer a chuva de volta na Zona da Mata. Já deve começar nesta segunda quinzena de março e seguir durante o próximo mês.

Esse indicativo integra o primeiro boletim e previsão de tempo e clima mensal do novo serviço meteorológico da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A previsão é de responsabilidade do meteorologista Alexandre Magno, doutor pela Universidade Federal de Campina Grande/PB (UFCG).

“Felizmente, estamos saindo da fase desfavorável para a favorável desse tipo de oscilação atmosférica em nossa costa, o que indica que pode trazer chuva no período, justamente no fim da safra canavieira 22/23 e no início da 2023/24, quando começará o plantio de inverno“, conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP.

LEIA MAIS >Lei das Estatais: meia década de avanços se esvai

Segundo Magno, esta mudança está sendo vital para as perspectivas do clima propícias à evolução da chuva na zona canavieira de Pernambuco. No boletim, ele destaca que não só essa nova fase favorável do Maddem & Julian, mas a oscilação associada ao sistema meteorológico ZCIT. “Isso deverá induzir precipitações mais regulares e próximo à média do período”, detalha o meteorologista.

Se não fosse isso, o cenário poderia ficar desfavorável, sobretudo devido as condições atmosféricas de grande escala, como o esfriamento das águas no Atlântico tropical e o aquecimento do Pacífico tropical (El Niño) após três anos de La Niña. Todavia, mesmo com o indicativo de um El Niño, com a chegada prevista para maio, mas possivelmente de forma lenta e fraco, já deve provocar impacto na distribuição da chuva na zona canavieira agora em março a abril, provocando irregularidade nas precipitações.

Boletim Climático AFCP_01_2023

Banner Revistas Mobile