Usinas

Nova usina é instalada em Goiás

Eber Bio-Energia
Eber Bio-Energia

É na cidade de Montes Claros de Goiás, GO, que atualmente se encontra um dos únicos projetos de construção de usinas de cana-de-açúcar no Brasil. Estamos falando da Eber Bio-Energia e Agricultura, que desde 6 de agosto de 2011, está sendo desenvolvida. “Todo sistema é montado dentro da própria unidade. Temos parceiros em diversas regiões, como Sertãozinho, SP. Mas o processo se passa todo lá”, diz Leandro Carvalho, engenheiro mecânico da unidade.

O representante explica também que em um primeiro momento a usina produzirá etanol e energia elétrica. A segunda, aliás, abastecerá a rede de energia da Celg – Centrais Elétricas de Goiás. “A expectativa é que a montagem seja finalizada ainda em 2014, para que no próximo ano, iniciemos os testes. Fabricaremos etanol e energia, pensando, em um segundo momento, na produção de açúcar”.

Questionado sobre o atual momento do setor sucroenergético, Carvalho responde com otimismo os motivos que levaram a usina a ser erguida. “Sabemos que hoje a situação de mercado não é das melhores. Mas nossa expectativa é que em breve melhore. Temos certeza disso”.

Banner Revistas Mobile