Mercado

Nissan inicia utilização de energia eólica em sunderland

A Nissan Motor Co. iniciou esta semana a utilização de energia eólica na fábrica de Sunderland, Inglaterra, uma das maiores e mais importantes da companhia. Inaugurada em 1984, a fábrica inglesa será a primeira da Nissan a contar com este tipo de energia alternativa. Responsável pela produção de 319.652 veículos (Micra, Almera e Primera) por ano, Sunderland terá 5% da energia necessária para movimentar a fábrica anualmente gerada por seis turbinas de vento.

Erguido no centro dos 750 acres de Sunderland e com investimentos de dois milhões de libras, o projeto visa a redução da emissão de dióxido de carbono em até 10.000 toneladas/ano. Diferente de outras fazendas de energia eólica, o projeto da Nissan foi inteiramente planejado para uma área plana e industrial. A implantação da fazenda conta com a aprovação do Conselho da cidade de Sunderland, bem como de seus moradores, à medida que estará plenamente de acordo com o nível de emissões de ruídos permitidos.

“As seis turbinas já estão funcionando e gerando energia para toda a fábrica. Nós estamos muito satisfeitos com o início da produção”, informou Graham Bagley, engenheiro da Nissan. “Esta primeira fazenda de energia eólica da companhia, além de diminuir as emissões de CO2 e de outros poluentes, será também responsável por significativa economia de energia”, complementa. Segundo o engenheiro, por se tratar da primeira experiência, o projeto tem gerado grande interesse entre as demais subsidiárias da companhia.

Banner Revistas Mobile