Mercado

Na InfoCana, Ivan Chaves debate Gestão de Custos e Avaliações

Os investimentos em tecnologia, buscando maior eficiência e produtividade, se transformaram numa das maiores preocupações das empresas. Ocorre, porém, que a prática gerencial surge como componente estratégico para o êxito das iniciativas empresariais. Com o objetivo de melhorar a qualidade, reduzir custos e atender melhor ao mercado, a gestão de custos e avaliação como apoio ao planejamento, se bem aplicada, pode proporcionar inúmeras vantagens, como permitir à organização direcionar ações para os objetivos traçados.

O mercado, por si, impõe a necessidade de que as empresas tragam consigo diagnósticos que orientam e informam sobre a consistência dos sistemas de gestão, permitindo a implantação de projetos que vão dos diversos ISO’s, como sistema de gestão ambiental, sistema de gestão da energia, sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social, e muitos outros.

Esse tipo de avaliação permite que as empresas constatem e corrijam

distorções em seus projetos, adequando toda gestão aos princípios e fins estabelecidos. De uma forma geral, a terceirização de toda essa tarefa tem sido uma das alternativas, checando inclusive o desempenho da gestão implantada, apontando mudanças necessárias e acompanhando os resultados pretendidos.

Na InfoCana o assunto será detalhado pelo especialista Ivan Chaves de Souza, engenheiro agrônomo, mestre em economia agrária pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, campus de Piracicaba, da Universidade de São Paulo – USP) e consultor técnico pela Chaves Planejamento e Consultoria S/C Ltda. Ele vai apresenta e debater a “Gestão de Custos e Avaliações como apoio ao planejamento estratégico da agroindústria sucroalcooleira”.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de um congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz outros grandes nomes da área, em painéis

específicos sobre os temas de interesse prioritário em gestão

sucroalcooleira: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”;

ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”;

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como

viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de

Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”;

JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”.

JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do já tradicional

Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na

Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Banner Revistas Mobile