Mercado

Mudança na mistura de biocombustíveis nos EUA pode afetar exportações brasileiras

Mudança na mistura de biocombustíveis nos EUA pode afetar exportações brasileiras
img8742

As exportações de etanol brasileiro para os Estados Unidos podem estar em risco se a proposta de redução na quantidade de etanol misturado à gasolina para 2014, feita pela EPA- Agência de Proteção ao Meio Ambiente for aceita pelo governo americano, como noticiado ontem pelo Jornal Cana.

Apesar dos ânimos estarem exaltados tanto nos Estados Unidos quando no Brasil e em países da America Latina com mercados de etanol emergentes, a administradora da EPA Gina McCarthy emitiu um comunicado à imprensa na segunda-feira dia 14 de outubro dizendo que a agência não finalizou suas metas de mistura de biocombustíveis para 2014. No entanto, como foi observado pelos analistas, ela também não negou essa possibilidade.

Segundo dados da Unica-União da Indústria de cana-de-açúcar o Brasil exportou para os Estados Unidos cerca de 2 milhões de litros de etanol na safra 2012/13.

A Agência americana classificou o etanol de cana-de-açúcar como uma variedade de baixo carbono avançada, ou seja, que é capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 50% se comparada com a gasolina. E projeta que até 80 bilhões dos 136 bilhões de litros de biocombustíveis previstos para consumo em 2022 sejam de variedade avançada, como o etanol de cana. É um volume três vezes superior ao consumo atual do Brasil, de 25 bilhões de litros só em 2010 por exemplo.

Banner Revistas Mobile