Mercado

MS quer trocar informações sobre zoneamento da cana no País

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) realiza hoje (3) uma reunião com o grupo que está elaborando o Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar (ZAE-Cana) no País, com o objetivo de trocar informações sobre a cana em Mato Grosso do Sul.

O ZAE-Cana é um projeto coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e executado sob a liderança da Embrapa Solos, do Rio de Janeiro, com a participação ativa do Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o superintendente das Cidades da Semac, Sérgio Yonamine, existem cerca de 80 empreendimentos em processo de instalação em Mato Grosso do Sul. “O Estado tem grande potencial para a produção de cana-de-açucar, mas é preciso que haja um estudo, em conjunto, entre Governo Federal e Estadual, para a troca de informações sobre a potencialidade de Mato Grosso do Sul para a produção de cana” afirma Sérgio. “A reunião é justamente para essa troca de informações”, complementa o superintendente.

O governo federal está realizando o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar com o propósito de estabelecer as condições necessárias para a sustentabilidade da produção de etanol no País. Em dezembro de 2007, em Brasília (DF), foi realizada uma reunião do grupo de trabalho que acompanha a execução do projeto com os coordenadores estaduais do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), a fim de sincronizar as ações de ambos.

A reunião acontece na Governadoria – Parque dos Poderes, onde participam representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), do Sindicato da Indústria de Açúcar de Alcooleiros de Mato Grosso do Sul, da Embrapa Gado de Corte e de organizações não-governamentais.

Banner Revistas Mobile