Mercado

MS ganha nova usina de 2,5 mi de toneladas de cana

O Grupo Cosan inaugurou ontem em Caarapó (MS) sua primeira usina no Estado do Mato Grosso do Sul. A unidade recebeu investimento de aproximadamente R$ 530 milhões, sendo que cerca de R$ 275 milhões deste montante foram contratados por meio de financiamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A capacidade instalada da nova planta permitirá a moagem e processamento de 2,5 milhões de toneladas de cana de açúcar, com produção de 90 milhões de litros de etanol e 185 mil toneladas de açúcar por safra.

A nova planta realizará a cogeração de energia elétrica e terá capacidade atual instalada de 76 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes. A unidade de Caarapó possui um contrato bilateral de venda de energia, com a comercialização prevista de 143 mil MWh anuais.

“Com a inauguração de mais esta unidade, a Cosan reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda. Esta planta conta com o uso de alta tecnologia, que promove uma melhor integração entre o sistema produtivo e o meio ambiente. Em Caarapó também priorizamos a contratação de mão-de-obra local, contribuindo para a melhoria na geração de renda da região”, diz o presidente da Cosan, Marcos Marinho Lutz.

Empregos e qualificação

A nova usina será responsável pela geração de aproximadamente 2.100 empregos diretos e indiretos. Desde sua chegada ao município, a Cosan tem contratado e treinado profissionais da região de Caarapó para o trabalho em diferentes áreas da usina, com destaque para o Curso Técnico em Açúcar e Álcool, que conta com cerca de 130 alunos, sendo que 30 alunos já atuam em diversas áreas da empresa. Trata-se do primeiro curso técnico do setor oferecido gratuitamente no Estado.

A unidade promoveu ainda a contratação antecipada de diferentes equipes para a realização de diversos treinamentos, incluindo atividades preparatórias em unidades localizadas no Estado de São Paulo com características semelhantes à planta de Caarapó. Com estas iniciativas, a Cosan prioriza o desenvolvimento humano e a criação de oportunidades por meio de iniciativas que contribuem para a melhoria da realidade regional.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, o prefeito do município de Caarapó, Mateus Palma de Farias, do presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens O. Silveira Mello, do presidente do Grupo Cosan, Marcos Marinho Lutz e do presidente da Cosan Açúcar e Álcool, Pedro Mizutani.

Banner Revistas Mobile