Mercado

MRS registra recorde de transporte em agosto

A MRS Logística, concessionária da malha ferroviária Sudeste, ultrapassou a marca de 13 milhões de toneladas transportadas em agosto. O resultado é superior ao recorde anterior, de 12,241 milhões de toneladas transportadas, batido em maio deste ano. Em agosto a empresa registrou o maior volume transportado em um dia, no dia 6, que foi de mais de meio milhão de toneladas.

De acordo com o presidente da MRS, Júlio Fontana Neto, parte do resultado superior é reflexo dos investimentos em expansão de capacidade realizados pela empresa e a outra parte é proveniente do bom desempenho dos clientes.

Além dos grandes investimentos em siderurgia que estão sendo feito no Brasil pela iniciativa privada e da boa média de transporte do minério de ferro, que representa 75% do total transportado pela MRS, o aquecimento de mercados como o de construção civil e agronegócios têm mantido alta a demanda pelos serviços da MRS, segundo avaliou Fontana Neto.

Os investimentos da MRS programados para o ano são de cerca de R$ 1,7 bilhão e a meta de transporte é de 140 milhões de toneladas. A empresa espera crescer de 13% a 14% em 2008.

“Vimos no desenvolvimento da economia a necessidade de ampliar nossa capacidade. Estamos colhendo frutos dos investimento e do bom desempenho de setores importantes”, afirmou ele.

Um dos projetos que contribuiu para o alcance deste resultado foi o de exportação de minério de ferro para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que atingiu 1,910 milhão de toneladas em agosto.

números maiores. “Precisamos galgar números maiores e os ajustes, principalmente na descarga no Porto de Itaguaí, vão possibilitar o alcance de resultados ainda mais significativos”, disse o Gerente Corporativo de Negócios Agrícolas e Siderúrgicos, Daniel Rockenbach.

Outro destaque, apresentado pela MRV, está no transporte de bauxita para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). “Registramos a marca inédita de 150.148 toneladas em agosto. Um resultado que vem sendo construído a partir da expansão da fábrica da CBA em Alumínio (SP).

O início do fluxo de abastecimento a partir da mina de Miraí (MG) vem alavancando ainda mais os resultados. O cliente também investiu em novos vagões e a projeção é de que, nos próximos meses, o crescimento seja ainda maior”, explicou o Gerente de Corporativo de Negócios de Carga Geral, Fernando Poça.

O aquecimento do mercado de construção civil no Brasil também permitiu um novo recorde no transporte de areia para os clientes Pedrasil e AB Areias. Ao todo, foram 132.628 toneladas registradas em agosto no fluxo que parte de Caçapava e Roseira com destino à capital paulista.

No transporte de açúcar, os trens da MRS transportaram 27.082 toneladas em agosto, crescimento de 266% frente ao mesmo mês de 2007. No acumulado do ano de 2008, já foram transportadas 115.333 toneladas, um crescimento de 150% frente ao mesmo período de 2007.

Também o fluxo de exportação de gusa pelo Porto do Rio de Janeiro registrou recorde de 142.812 toneladas, um resultado de crescimento progressivo que vem consolidando a malha ferroviária da MRS como o principal corredor de exportação da gusa produzida no mercado sudeste brasileiro.

Banner Revistas Mobile