Mercado

Morre Takayuke Maeda, o "Rei do Algodão"

O “Rei do Algodão”, Takayuke Maeda, morreu no último sábado (14), aos 83 anos, em Ituverava, interior de São Paulo, após um longo período enfermo. Ele era um exemplo bem sucedido e indiscutível da desenvoltura e competência dos japoneses em terras brasileiras. O corpo foi sepultado na manhã de domingo no Cemitério Municipal.

A família Maeda chegou ao Brasil em 1927, com o patriarca Tsunesaemun que, em 1951, passou a administração dos negócios ao filho Takayuke, também vindo do Japão. A vida sofrida no campo logo se transformou em oportunidade de crescimento, com a compra de fazendas na região de Ituverava e, depois, em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

Consolidado, o grupo Maeda, um dos líderes na produção de algodão do País, também possui um braço no setor sucroalcooleiro. No ano passado estabeleceu uma joint venture com a Usina de Açúcar e Álcool MB Ltda., criando assim a Tropical Bioenergia.

A empresa localizada no Sudoeste de Goiás, com sede em Edéia, produzirá açúcar e álcool para os mercados interno e externo, além de cogerar energia elétrica. A primeira etapa do empreendimento prevê a moagem de 1,3 milhão de toneladas de cana a partir do segundo semestre deste ano.

Quando atingir plena capacidade, em 2010, deverá processar 2,5 milhões de toneladas O valor do investimento da primeira fase do projeto foi estimado em R$ 200 milhões, sendo 20% com recursos próprios e 80% através de financiamentos.

A Usina MB é sócia também da Crystalsev, trading do setor sucro-alcooleiro controlada por nove usinas da região de Ribeirão Preto. A nova empresa terá gestão compartilhada entre os dois grupos controladores.

Banner Revistas Mobile