Mercado

Moagem pernambucana já supera a da safra anterior

O saldo dos primeiros 30 dias de moagem da safra 2003/2004 em Pernambuco superam em cerca de 150 mil toneladas o volume registrado no mesmo período da safra passada. Neste ano já foram esmagadas aproximadamente 2,3 milhões de toneladas contra 2,150 milhões de toneladas da safra anterior.

“Ainda é cedo para fazermos qualquer estimativa sobre esta safra. Mas a alternância entre chuva e sol tem auxiliado bastante na melhoria do ganho industrial por tonelada de cana colhida. Esta alternância faz com que a sacarose se concentre. Até o momento temos registrado um ganho de produtividade de seis quilos por tonelada de cana”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha.

Segundo dados do Sindaçúcar, já foram produzidas até o momento 3,542 milhões de sacas de açúcar, volume correspondente a 175 mil toneladas métricas. Nos primeiros trinta dias da safra passada a produção foi de 3,413 milhões de sacas. A produção de álcool na safra 2003/2004 gira atualmente em torno de 24,5 milhões de litros. No mesmo período da moagem anterior as destilarias pernambucanas registraram a produção de cerca de 22 milhões de litros de álcool.

O rendimento médio da produção de açúcar nesta safra está em torno de 93 quilos por tonelada de cana. Nos primeiros trinta dias do período 2002/2003 o rendimento médio foi de 87 quilos. “Existe uma tendência de crescimento neste rendimento. Na safra passada este rendimento ficou entre 102 quilos e 103 quilos de açúcar por tonelada de cana. As estimativas apontam para uma ampliação deste indicador. A cana não está sofrendo o processo de inversão, quando os açúcares tornam-se redutores. Cada quilo de rendimento industrial a mais é uma rentabilidade maior para o produtor”, diz Cunha.

Banner Revistas Mobile