Mercado

Moagem de cana no centro-sul deve ser recorde em 2008

A moagem de cana no centro-sul do Brasil deve atingir 500 milhões de toneladas em 2008, volume recorde e 16% superior ao do ano passado, afirmou a Czarnikow nesta segunda-feira.

“Nossa análise indica que este resultado é limitado mais pela capacidade de moagem da indústria do que pela oferta de cana, o que significa que as condições climáticas continuarão a ter papel crítico no tamanho da produção”, afirmou a trading em um relatório mensal.

“No entanto, as condições climáticas durante o início do atual ciclo de colheita não foram ideais, resultando em um desenvolvimento ruim e em menores rendimentos de sacarose.”

O centro-sul do Brasil é a maior região de cultivo de cana do mundo e o País é o principal exportador global de açúcar.

“Apesar dos problemas com condições climáticas e os prejuízos às lavouras há muito serem reconhecidos como as principais variáveis no prognóstico das safras, a temporada deste ano também está sendo afetada por um fator relativamente novo: a flexibilidade limitada dentro da indústria”, disse a Czarnikow.

“Conseqüentemente, a indústria está fabricando menos etanol do que gostaria e mais açúcar, mesmo que a produção atualmente seja 60% direcionada ao etanol.”

Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Reuters News.

Banner Revistas Mobile